População teve acesso a consultas médicas, aplicação de vacinas, exames e testes rápidos, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou uma série de serviços de saúde de forma gratuita à população do Jardins do Cerrado IV, no 26° Mutirão de 100 Dias. A pasta realizou durante o evento mais de 1.128 atendimentos, entre consultas médicas, aplicação de vacinas, exames e testes rápidos, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia.
“Nós buscamos com os mutirões oferecer soluções de forma prática para as necessidades reais da população”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “A SMS oferta uma série de serviços essenciais, atuando na prevenção de doenças, no diagnóstico precoce, em orientações para hábitos saudáveis, que são ações que tem um impacto muito positivo no sistema de saúde a longo prazo”, destaca Pellizzer.
A SMS promoveu ainda a distribuição gratuita de repelentes e kits de higiene bucal e vacinação antirrábica. Para Sara Aparecida, moradora do Jardins do Cerrado IV, a realização dos mutirões efetiva o direito ao acesso a serviços de saúde. “O sentimento que a gente tem aqui é de dignidade. Muitas vezes a gente espera meses por um exame e poder fazer todos esses exames aqui do lado da minha casa facilita muito pra gente poder ficar de olho na saúde”, conta a dona de casa.
Dengue
Durante o mutirão, a SMS intensifica as vistorias domiciliares para combate à dengue nos bairros da região. Os agentes de combate à endemias vistoriaram 1.398 casas para orientação dos moradores e inspeção dos imóveis e eliminaram 47 focos de dengue. “É um trabalho minucioso para extinção de todos os pontos que possam ser utilizados pelo mosquito para postura de ovos e conscientização da população”, afirma o diretor de Vigilância em Zoonoses de Goiânia, Carlos Lemos.
Goiânia registrou em 2025 6.819 casos confirmados de dengue, 330 hospitalizações em função da doença e 23 casos de dengue em sua forma mais grave, que anteriormente era chamada de dengue hemorrágica.
Fotos: SMS
Secretaria Municipal de Saúde _ Prefeitura de Goiânia